Dedico esta busca aos colegas profissionais que queiram usar o Netflix para manter a inspiração que temos que ter.
Concordo com as palavras de John A. Byrne quando interrogou sobre o aprendizado que trazemos de exemplos reais de outras pessoas ou cases de sucesso. “Eu realmente posso me ver fazendo aquilo” que o outro fez para ter sucesso? Essa é uma pergunta interessante e penso que todos a fazem quando estudam um caso. Na opinião dele, as vezes a melhor forma de explicar a realidade é através da ficção. Além de concordar, diria que algumas pessoas se identificam tanto com papel do ator no filme que levam suas vidas como se fossem o personagem.
Nos filmes podemos ver e sentir a realidade como ela é. Mais um ponto que concordo com o senhor Byrne. O efeito descontrolado do poder, da ganância, do dinheiro e arrogância é tão destruidor que chegamos a pensar que nem vale muito a pena ser tão rico ou em querer tanto o #poder. Por outro lado, caímos em lágrimas quando percebemos que a esperança, o perdão e a perseverança nos acompanham durante todo tempo em que lembramos do filme assistido. O poder que os filmes carregam por detrás das telas é trazer para a nossa frente a realidade nua e crua.
Dificilmente teremos isso nos estudos de caso. Confesso para você que eu já me peguei pensando “show me the money” quando estava em momentos de vender software (link para a home deste Blog). São muitas cenas que nos marcaram e sim, tomamos aquilo como lição de vida.
Gostei do texto e fui procurando cada um dos títulos no Netflix para inseri-los na minha lista. Como só tinham dois disponíveis, resolvi ampliar minha pesquisa para selecionar os 10 filmes recomendados para profissionais de sucesso no canal. Aí está… *Mesmo sem ganhar por divulgar a marca deles.
Já assisti todos e vou deixar as críticas para vocês e por isso os ordenei de forma alfabética. Fiquem a vontade para me indicar outros.
- Amor sem escalas
- Assassinato em Gosford Park
- Coach Carter: Treino para a vida
- Como enlouquecer seu chefe
- Jerry Maguire – A grande virada
- Lobo de Wall Street
- O Discurso do Rei
- O Poderoso Chefão (I, II e III)
- Prenda-me se for capaz
- Steve Jobs