Como fazer a apresentação do software?

A apresentação do software é uma fase do processo de vendas muito importante para o sucesso da sua negociação. Mas ela não pode ser feita de qualquer jeito. É preciso demonstrar profissionalismo nesta etapa. Para te ajudar a criar a sua, resolvi elaborar este artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Apresentação do software: saiba como fazer

Confira a importância da apresentação do software

Como o nome diz, a apresentação do software é um método pelo o qual você irá mostrar ao seu prospect os diferenciais da sua empresa. O ideal é que seja um documento que contenha tanto informações sobre a sua instituição quanto das suas soluções oferecidas. Nela, você deve evidenciar como o seu sistema poderá ajudar a resolver as dores do seu potencial cliente. Ter essas informações de modo visual faz toda a diferença na hora de prospectar os clientes. Isso porque se a sua apresentação for boa, mostrando dados e informações, há mais chances de você fechar negócio. Ela é a principal forma de fazer com que o seu prospect compreenda as funcionalidades, vantagens e os benefícios do seu software.

Qual pergunta fazer antes da apresentação?

Existe uma pergunta que eu considero universal e que funciona para qualquer tipo de venda de software. Bom, se você me acompanha há um tempo, já sabe que eu costumo dizer que o vendedor é o especialista em construir relacionamento. Então, para que essa pergunta funcionar, primeiramente, você tem que ter certeza que está falando com a pessoa certa, que tenha, pelo menos, um pouco do poder de decisão. 

Existem muitas estratégias disponíveis no mercado para reconhecer as necessidades e problemas do seu possível cliente. Mas a pergunta universal que você pode fazer é: “Que tipo de informação você precisa para gerenciar a sua empresa?”. A resposta para essa questão irá trazer dados que ajudarão você a mostrar como sua solução poderá ajudar a resolver o que seu prospect precisa. Eu te convido para assistir ao meu vídeo: Qual pergunta fazer antes da apresentação? Lá compartilho com mais detalhes como essa questão universal poderá ajudar você a conquistar a atenção da pessoa que você está conversando.

Como criar uma apresentação de software

Alguns pontos importantes que não podem faltar na hora de criar a sua apresentação de software. E a primeira delas é saber com quem você está falando. Tenha informações sobre o seu contato, assim será possível conversar melhor com ele, além de identificar suas necessidades e problemas. 

É fundamental realizar um levantamento de informações antes de realizar qualquer apresentação. Como disse, tenha informações sobre as dores, necessidades e o que precisa ser resolvido na empresa do seu possível cliente. Inclusive, eu falo um pouco mais sobre isso no meu vídeo: Como ter mais eficiência nas suas apresentações.

Outra dica importante que eu dou é a seguinte: seja objetivo! Nada de reuniões com apresentações de mais de 1 hora e centenas de slides. Sabendo das informações do seu contato, bem como das necessidades que a empresa tem, você conseguirá fazer outra coisa muito importante: personalizar a sua apresentação. 

É muito importante que ela tenha uma sequência lógica, com começo, meio e fim, além de demonstrar as vantagens que sua solução irá oferecer ao seu cliente. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar. Com as informações que o seu potencial cliente lhe oferecerá, será possível criar uma proposta mais adequada à realidade dele.

Saiba como medir o sucesso da sua apresentação de software

Fazer uma apresentação de software de forma padrão para todos os seus prospects é um dos grandes erros que muitos vendedores cometem. Isso porque não foca nos problemas e necessidades reais do seu possível cliente. Bom, você pode até conseguir comunicar à pessoa que a sua solução vai realmente ajudar. Mas, com uma apresentação genérica, você pode ter um efeito contrário. Ao invés da empresa optar pelo seu sistema, ela poderá entrar em contato com o seu atual fornecedor e questionar por que a solução dele não dá todo o aporte que ele precisa. Ou ele ainda pode lhe dizer que o sistema que conta no momento supre suas necessidades, que a empresa é pequena, e muitas outras respostas padrões, assim como sua apresentação. 

Com uma apresentação de software personalizada para demonstrar como sua solução vai realmente ajudar aquela empresa a suprir suas demandas. Você  consegue se fizer o que te mostrei até aqui: realizar um levantamento sobre a instituição e, também, sobre a pessoa com quem você está se encontrando. Assim, mostrando de fato como seu sistema poderá melhorar e facilitar o dia a dia daquela instituição, ao final da reunião, o seu contato irá querer saber mais sobre o seu software. Ele irá pedir por uma proposta. E essa é a melhor maneira de identificar se a sua apresentação foi um sucesso ou não. Quando o seu possível cliente ficou encantado e quer a sua solução na empresa dele. 

Mas como criar uma apresentação de software?

Uma dica que dou é fazer uma apresentação de software com um design agradável e que desperte a atenção do seu prospect. Para isso, nada de carregar no degradê, use cores sólidas e uma tipografia que seja de fácil leitura ― evite as manuscritas. Além disso, você pode demonstrar suas ideias por meio de imagens, com gravuras e dados estilo infográfico, com pouco texto. Lembre-se de que é importante ser objetivo. Evite aquelas transições com efeitos. Quanto mais simples, mais destaque para o conteúdo dos seus slides.

Criar uma apresentação pode parecer difícil para muitas pessoas, não é mesmo? Mas, como você sabe, estou aqui para ajudar. Por isso, eu disponibilizo gratuitamente um Modelo para Apresentação Comercial de Venda de Software. Com ele, você poderá direcionar melhor a sua reunião e conquistar a confiança do seu possível cliente.

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