Como vender software por meio de eventos

Se compartilhar conhecimento é uma estratégia pilar do marketing digital, por que não fazer a mesma coisa através de eventos presenciais?

Uma das formas de se destacar nesse setor tão competitivo que é o de TI, e atrair clientes de forma criativa. As pessoas não gostam de conversar com quem não é interessante para elas e descartam qualquer um que tente uma abordagem padrão.

Se a sua intenção é fugir do mesmo, preparei um passo-a-passo para você se organizar e começar agora a compartilhar conteúdo relevante por meio de workshops ou palestras presenciais.

Passo 1 – Quem vai falar e Para quem?

Quem é o palestrante?

Imagine recebendo um convite de uma pessoa que você não conhece para participar de um evento de outra pessoa que você não conhece. Estranho? Vai funcionar se o item 2 for muito bom.

As pessoas são atraídas por alguém que elas conheçam ou possuem alguma empatia. Um especialista reconhecido, professor na universidade local, um consultor, especialista em um assunto ou membro de uma instituição/associação empresarial reconhecida.

Se você vem da área técnica, por exemplo, e sente que não tem propriedade para falar sobre gestão, uma opção interessante é convidar um terceiro para palestrar sobre o tema de interesse do seu prospect. Pode ser um professor universitário, um consultor de empresas, alguém do Sebrae ou alguma associação comercial que o público-alvo seja parecido com o seu.

Além desses convidados também terem interesse de compartilhar conhecimento, a sua cartela de clientes pode comprar a consultoria ou a assessoria do palestrante.

Porém, caso você queira fazer a reunião sem outros palestrantes, uma pesquisa com seus clientes mais próximos ou com a área de atendimento e suporte da empresa pode trazer temas interessantes para serem discutidos. Dessa forma, você entende quais são as principais dúvidas e ainda pode trazer maneiras de resolvê-las no seu evento.

Para quem é o evento?

Definir o público é a parte mais fácil, mas é onde todo mundo erra. Ex: Varejistas. Pode ser muito vago. Seja específico, pois vai atrair a atenção de pessoas mais qualificada. Ex: Proprietários de lojas moda feminina de Campinas.

Quanto mais pessoas, melhor? Ledo engano. Quantidade é importante, mas a relação entre “evento X palestrante/assunto X seu software” precisa ter um certo equilíbrio.

Passo 2 – A definição do tema e as parcerias

Coquei como segundo ponto algo que todo mundo pensa: “Ok! Mas fazer um evento sobre o que?”. Pode até parecer óbvio, mas nem todos os temas que interessam você, interessam também a seus clientes e prospects.

Minha sugestão é que o assunto do evento seja um problema X ou algo que realmente ajude seu prospect a resolver alguma dor.

Exemplos para definição de problemas:

  • Quanto custa X no ano se{Para quem} não se regularizarem.
  • Onde {Para quem} perdem mais dinheiro?

Exemplos para resolver uma dor:

  • Como {Para quem} podem aumentar o lucro sem vender mais?
  • Quando clientes de {Para quem} compram mais

Perceba que em nenhum momento estou colocando a palavra “software” ou “tecnologia” no meio. Isso porque, quem me acompanhar a mais tempo sabe, nossa solução não pode ser o fim. Tecnologia é o meio para fazer com que processos sejam integrados e pessoas sejam mais eficientes. E é isso que deve ser demonstrado nesse tipo de evento.

Depois de definir um tema e conseguir um bom parceiro, é importante escolher onde e como você vai divulgar o seu evento.

Passo 3 – A divulgação do evento

Uma boa divulgação é essencial para sucesso do evento. Nesse aspecto, as redes sociais serão as suas melhores aliadas para aumentar o alcance entre possíveis participantes.

Porém, essa divulgação não pode ser feita de qualquer jeito e em todos os lugares. Uma linguagem ideal e uma mensagem relevante, assim como o próprio tema, são consequências de conhecer o seu público-alvo.

Por isso, listei algumas dicas específicas para cada rede social que indico fazer para divulgação do seu evento de sucesso:

Facebook ou LinkedIn:

Você já deve conhecer bem estas duas redes sociais, mas alguns recursos podem passar despercebidos quando usamos somente para fins pessoais. Uma ideia simples, por exemplo, é criar uma página de revenda e depois, criar um evento. Ou se caso você não queria criar uma página, também é possível criar um grupo público com um nome criativo e que chame a atenção. Não esqueça de convidar seus prospects e clientes para curtirem a página ou participarem dos seu grupos!

O mais importante é criar um evento marcando o dia, local, se terá curso ou não e mostrar toda a programação.

Outra dica é usar boas fotos e imagens de capa e do perfil, para depois, compartilhar e convidar as pessoas que seguem sua página ou que entraram no seu grupo para participarem do evento.

A grande sacada dos grupos de discussão é que você como administrador, pode mandar mensagens no privado pelo Messenger do Facebook ou como um Anúncio se o grupo foi criado no LinkedIn.

WhatsApp:

Além de ter facilitado muito a comunicação no geral, pelo WhatsApp é muito fácil criar grupos com foco em determinado assunto e utilizá-lo como uma ferramenta de prospecção e construção de relacionamento.

O primeiro passo é criar um grupo com o nome do seu evento e dizer para os participantes que só quem entrar no grupo receberá um conteúdo exclusivo. Nesse caso, você pode apostar na sua criatividade para desenvolver algo de valor para o seu prospect. É essencial criar regras sobre o que será postado e o que os integrantes podem postar.

Para evitar pessoas que não tenham interesse no seu produto ou que simplesmente não sejam relevantes para o seu evento, cuide onde e como você vai divulgar o link do grupo.

Uma boa opção é convidar seus prospects e clientes por e-mail e pelas redes sociais. E se for um cliente próximo, é possível até pedir para ele convidar colegas também empresários para entrarem no seu grupo. Nesse caso, prefira que mandem o contato para você fazer uma abordagem se apresentando antes de a pessoa entrar no grupo.

Passo 4 – A sua prospecção durante o evento

Durante o seu evento, é muito importante ter uma oportunidade de mencionar o seu software para os presentes.

Organize uma pausa de 15-30 minutos, deixe vários cartões seus nos bolsos e faça uma pequena abordagem com cada um dos participantes. Agradeça a presença e explique que você gostaria de conversar mais sobre o assunto depois do evento, na semana seguinte. Se a resposta for positiva, peça se pode ligar para a empresa para conversar sobre uma ideia que você teve para resolver o problema que estão abordando no evento.

Dessa forma, você consegue fazer uma prospecção relevante, de uma forma barata, usando a estratégia de compartilhamento de conteúdo. Lembrando que precisar ser uma conversa rápida para que você consiga falar com o maior número de pessoas.

Conclusão

Falar do seu software o tempo todo não atrai. Bons vendedores demonstrar ser pessoas interessantes quando fazem boas perguntas. Sabem fazer venda consultiva compartilham conteúdo relevante para seu público-alvo.

Por meio de eventos organizados por você, é possível aumentar o networking significativamente. Em meio a bons resultados, o custo de realização torna-se baixo se comparado com os ganhos que você pode conseguir.

Neste vídeo você confere um complemento deste post, onde vou falar sobre o mesmo assunto dando um exemplo que eu mesmo vivi na área comercial.

Se você também tem dicas ou experiências sobre esse tema, compartilhe nos comentários!

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