Talvez você precise demitir esse cliente

Captar novos clientes, fidelizar, construir um relacionamento. Essas são algumas atividades que fazem parte da rotina de um vendedor de software. Assim, na maioria das vezes, criam-se relações legais, com bons clientes que têm projetos bacanas, que respeitam a sua empresa e que acabam estimulando que você busque sempre mais por ações que beneficiam o seu negócio e o dele. Porém, nem sempre é assim! Há aqueles que não conseguem criar uma interação legal, o que acaba criando um desgaste para ambos. Nesse caso, talvez você precise demitir o cliente.

Mas como saber quando é preciso fazer isso? Bom, quem já participou  do +ESSENCIAL ― Curso para vendedores de software, se tornou um especialista e sabe quando deve demitir o cliente. Se você ainda não participou desse curso, continue lendo este artigo que vou compartilhar informações pontuais para você identificar qual o momento certo de terminar a parceria com o seu cliente. Boa leitura!

Demitir cliente: mas ele não tem sempre razão?

Você já deve ter ouvido, em algum momento da sua vida, que o cliente sempre tem razão, não é mesmo? Bom, saiba que isso não é verdade! Clientes difíceis podem prejudicar o seu negócio e acabar, de forma indireta, interferindo na relação com a sua carteira de clientes.

E essa má relação pode acontecer por vários fatores. Vou citar alguns para você! Bom, alguns clientes não entendem e acabam não respeitando o método de trabalho da sua empresa. Eles contratam uma coisa, mas vão solicitando mais tarefas e não aceitam um não como resposta. 

Outro fator é a comunicação que ele tem com a sua empresa. Ele pode “dificultar” esse processo, sendo difícil de ser contato, demorar a responder ou, até mesmo, achar que você deve “adivinhar” o que ele quer. Bom, você sabe, a falta de comunicação, seja interna ou externa, prejudica todo o processo de trabalho, gerando despesas e atrasos nas entregas de trabalhos, por exemplo.

Ainda, há clientes que podem exigir uma demanda grande e com um curto tempo para a execução. Acham que sua empresa está 100% disponível apenas para eles, 24h por dia. Além disso, há aqueles têm atitudes ruins, que vão desde ameaças, intimidações, críticas e comparações negativas. Isso pode gerar, entre outras coisas, desconforto na saúde dos profissionais. 

Enfim, ainda posso citar a falta de pagamento, a intenção de dar golpes e muitas outras ações que fazem com o ele não tenha razão e que seja a hora de demitir o cliente. 

Como demitir um cliente?

Bom, quero dizer que antes de demitir um cliente, é preciso fazer uma análise profunda no seu relacionamento com ele. Nada de acabar com a parceria por apenas um desencontro de informações ou quando você estiver “de cabeça quente”. Não! É preciso pensar bem antes de fazer isso. Portanto, você pode verificar se:

  • o cliente está demandando mais tempo do que ele vale ou do que foi registrado em contrato;
  • é difícil dialogar com ele, manter contato e a comunicação não é clara e objetiva entre vocês;
  • ele lhe falta com respeito, acha que sua empresa é um “funcionário” dele;
  • ele não aceita suas recomendações e tenta controlar o seu trabalho;
  • o nome dele já gera mal estar na sua equipe;
  • ele atrasa os pagamentos.

Analisando esses itens e decidindo demitir o seu cliente, você pode fazer as dicas que compartilho a seguir. Veja!

1. Revise o seu contrato

Para que seu negócio não seja ainda mais prejudicado, é preciso, antes de mais nada, analisar o contrato com o cliente. Veja se há cláusula de rescisão, se está especificado que você pode encerrar ele antes do prazo. Geralmente, quando há esse item, o encerramento da parceria pode ser feito por motivo específico ou por conveniência. No primeiro caso, pode ser executado quando uma das partes não cumpre suas obrigações. Já o segundo, permite que você termine a parceria com ou sem motivo e sem penalidades.

Uma indicação que eu dou é sempre contar com a ajuda do seu departamento jurídico para saber se o encerramento do contrato pode ser feito. E atenção! Se o contrato não oferecer opção de encerramento, você precisará concluir o seu projeto. E, neste caso, quando terminar, não renove o contrato. 

2. Analise as tarefas que estão em andamento

Para não prejudicar a sua empresa e sua reputação, verifique como está o andamento das tarefas que sua empresa está executando. Nada de abandonar o projeto assim que decidir encerrar o contrato. Então, liste o que ainda precisa ser executado e encerre as tarefas que estão em andamento.

Ao fazer isso, o mercado entenderá que mesmo você demitindo um cliente, tem profissionalismo e ética, além de comprometimento com o seu trabalho.

3. Diga a ele quais tarefas foram executadas

Faça um relatório detalhado com o fluxo do projeto e todos os detalhes da execução. Essa atitude demonstrará que você tem profissionalismo. Além disso, irá facilitar o processo de troca de parceiro por parte do cliente. 

Assim, inclua no seu relatório informações como: data de encerramento, tarefas em andamento, ações pendentes, termos de pagamento e diga que você não tem mais obrigações com o cliente. Assim, ele entenderá que após o encerramento de contrato, você não estará mais disponível para ele. 

4. Entre em contato com ele

Uma dica é enviar um e-mail bem profissional para formalizar o encerramento de contrato. Nele, você deve utilizar uma linguagem clara e formal, inclua seus relatórios e aquilo que você criou. Também seja educado e deixe claro que não existe possibilidade de voltar atrás. E, claro, deseje boa sorte em projetos futuros.

Além disso, recomendo também você solicitar um encontro presencial ou uma ligação, para que vocês possam conversar melhor sobre a sua ação de demitir esse cliente. Caso ache necessário, vá com um mediador, para facilitar a negociação. Se possível, também, indique novos profissionais ou empresas para continuar o projeto do cliente.Gostou de saber mais sobre como demitir o cliente? Então, eu te convido a virar um especialista em venda de software. Participando do +ESSENCIAL ― Curso para vendedores de software, você aprende todo o processo de vendas, desde a prospecção até a analisar a hora de demitir o cliente. Te espero lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.