Prospecção nas redes sociais

Se tem algo que, nos últimos, invadiu o nosso dia a dia são as redes sociais. Tanto que elas se tornaram ferramentas de vários negócios, inclusive, de vendas. Para você ter uma ideia, mais de 80% dos varejistas utilizam as redes sociais para suas vendas. É o que diz a pesquisa da IDC e Infobip, que também diz que as plataformas digitais já são responsáveis por até 54% da receita dos varejistas no Brasil. Trago esses números porque se para o mercado varejista as redes sociais são importantes ferramentas, para o nosso mercado de venda de software também. 

Como usar o potencial das redes sociais?

E isso é uma das coisas que você compreende melhor se tornando um especialista em venda de software, fazendo o +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software

Neste material, vou te ajudar um pouco a utilizar as suas redes sociais para fazer sua prospecção e, claro, as vendas de software da sua empresa. Continue a leitura!

Prospecção de vendas nas redes sociais: qual estratégia de marketing funciona melhor?

As redes sociais são ótimas ferramentas de prospecção de vendas e você deve incluir no seu planejamento comercial. Porém, não basta apenas sair postando coisas sem sentido, ou apenas postar. É preciso entender um pouquinho sobre marketing e suas estratégias.

Primeiramente, nas palavras do pai do Marketing, Philip Kotler, é a “ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo, com lucro”. Os principais objetivos do marketing são:

vender mais;

fidelizar clientes;

aumentar a visibilidade;

gerenciar uma marca;

criar bons relacionamentos;

educar o mercado;

engajar colaboradores.

Dessa maneira, podemos ver que se você quer trabalhar com venda de software, precisa apostar no marketing. E o marketing digital é aquele feito, como o nome sugere, on-line. Assim, prospectar nas redes sociais é uma ação de marketing digital e ele pode contar com várias estratégias de marketing. Existem várias, como SEO, Tráfego pago, E-mail Marketing, Remarketing… Mas como estou focando em redes sociais, destaco aqui o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. 

Inbound marketing 

São estratégias de marketing que têm o objetivo de atrair e converter clientes. Na sua tradução para o português, ele nos é apresentado como Marketing de Atração. Ele tem como princípio fazer com que o possível cliente encontre sua empresa por meio de mecanismos de busca, sites, redes sociais e demais plataformas on-line.

Mas atenção! Não necessariamente o cliente chegará para fazer a compra imediatamente. Ele quer tirar suas curiosidades, sanar suas dúvidas e muito mais.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente nova. Ele se refere a todo conteúdo feito pela sua empresa para educar, informar, entreter e interagir com seu possível cliente. Pode-se dizer que ele funciona como um “alimento” para o Inbound. 

Importância de ter uma estratégia de marketing

Já que estamos falando de estratégia de marketing, quero que saiba que se você não contar com uma, você estará perdendo dinheiro. Isso porque as redes sociais, se bem trabalhadas, podem trazer muitos resultados. 

Até porque quando você escolhe trabalhar nas redes sociais, consegue mensurar os resultados, saber onde está acertando, quem está atingindo e muito mais. 

3 dicas para aplicar estratégias de marketing em suas redes sociais

Não é só no  +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software que eu te ajudo a ser um bom vendedor. Aqui no meu blog e também nas minhas redes sociais, diariamente, compartilho insights, conteúdos e dicas para te proporcionar mais sucesso em suas vendas. Por isso, resolvi escrever este conteúdo sobre marketing nas redes sociais. Eu considero ele indispensável para o sucesso de qualquer empresa. 

Então, veja na sequência, 3 dicas de como aplicar o marketing nas suas redes sociais. Confira!

1. Defina uma persona para sua empresa

Uma das coisas muito importante para que qualquer estratégia de marketing dê certo nas redes sociais é a criação de uma buyer persona. Ela é uma representação semifictícia de seus clientes ideais. 

Devem ser criadas a partir de dados demográficos, comportamentais, econômicos e sociais. Assim, devem ser considerados seus hábitos, suas necessidades, desafios etc. Assim, é possível direcionar melhor suas estratégias, além de melhorar a linguagem do seu conteúdo e muito mais!

2. Utilize conteúdos interativos

Lembre-se que as pessoas querem criar relações, se conectar a outras pessoas. Por isso, é muito importante criar conteúdos que sejam interativos. Assim, seus seguidores serão engajados, terão boas experiências e se sentirão importantes por suas participações.

No instagram, por exemplo, há diversos recursos para você interagir com seu público, como as caixinhas de perguntas, os testes, as enquetes. Nas suas postagens, você pode usar “convites” para seus seguidores, pedindo que eles curtam seus posts, compartilhem e comentem. 

3. Aposte em conteúdos que seus clientes querem ver

Bill Gates já dizia nos anos 1990: “O conteúdo é rei”. É preciso apostar nessa estratégia para ter bons resultados com suas redes sociais. Por isso, é importante criar postagens que sejam do interesse do seu público. 

Quando eu morei nos EUA, participei de alguns cursos e, em um deles, tivemos o exemplo de uma revendedora de carros. E ele vendia muito! Muitos não sabiam o motivo, mas ele nos mostrou. Suas redes sociais tinham apenas conteúdos que seus clientes queriam ver. Claro que ele postava também promoções e muito mais, porém seu foco era em conteúdo relevante para o público dele. Além disso, ele publicava a todo momento e todos os dias. 

Para saber mais sobre isso, veja também: O que fazer quando suas redes sociais não geram resultados?

Bônus: seja um especialista em vendas

Um dos objetivos do marketing nas redes sociais é vender e criar relacionamentos. E quem me acompanha, já percebeu que essas são tarefas que eu atribuo também aos vendedores de software. Pois a venda não é apenas receber o pagamento por um serviço, ela vai além! E é por isso que eu falo que se você quer vender pelas redes sociais, precisa se tornar um especialista em vendas. E sabe como você pode fazer isso? Participando do +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software. Neste curso, você vira um especialista e aprenderá a vender qualquer tipo de software em 15 dias. Além disso, conseguirá bater todas as suas metas e, claro, conhecer um pouco mais sobre como utilizar as redes sociais como ferramenta de prospecção e venda. Estou esperando por você!

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