Qual o melhor canal para divulgar e vender software?

Na hora de vender software, muitos profissionais de vendas podem ter dúvida sobre qual o melhor canal para divulgar sua solução e, assim, fechar negócio com os seus prospects. Bom, já respondendo à pergunta do título deste artigo: depende! Há vários fatores que fazem com que um canal seja bom ― ou não ― para vender. 

Como vou mostrar para você neste conteúdo, antes de verificar e definir quais as plataformas de divulgação, é preciso ter atenção a outros detalhes, como o marketing digital. Continue a leitura e saiba mais!

Qual melhor canal para vender software?

Primeiro passo: o que é preciso para iniciar o marketing digital

Talvez você não saiba, mas para vender software para uma pessoa, em média, você precisa oferecer, antes, 5 peças com conteúdo digital. E isso é antes mesmo de entrar em contato com ela. Por isso, é muito importante, antes de sair por aí criando conteúdo ou posts que não vendem, para plataformas onde o seu público não está, parar e pensar. Muito provavelmente, para fazer o marketing digital da sua empresa, você vai contratar um profissional ou uma empresa especializada nisso, não é mesmo? Porém, isso não quer dizer que você não tem que estar por dentro das etapas que são percorridas para prospectar, gerar e qualificar um lead

No marketing digital, é preciso, antes de mais nada, uma estratégia. A primeira coisa para isso é identificar quem é a sua persona, ou seja, o personagem, aquele que será o seu cliente ideal. Ela é uma espécie de guia para saber para quem você irá produzir o conteúdo. Por isso, temos que estar focados em resolver o problema desse potencial cliente, antes mesmo dele comprar o seu software.

Outro ponto que você deve ficar atento na estratégia é se há definido uma jornada de compra, que é mais ou menos o seu funil de vendas, com as etapas de prospecção, qualificação, até a fase de fechamento. Nada mais é do que as etapas que o lead tem que fazer para demonstrar à sua empresa que está engajado com o seu negócio. E quanto mais participativo ele estiver, melhores as chances de você fazer um contato com ele. Mas atenção! Nessa jornada, não é todo o momento que o prospect estará quente o suficiente para lhe atender. Por isso, durante essas etapas, temos uma pontuação, chamada de lead scoring. É ela quem dirá se ele está pronto ― ou não ― para estabelecer  contato. 

Veja alguns canais fundamentais para vender software

Visto que é indispensável contar com uma estratégia digital, por meio das análises dos resultados das suas ações de marketing, você poderá identificar qual a melhor plataforma para o seu negócio. Afinal, todos os recursos que temos à nossa disposição, hoje, podem trazer bons resultados, porém, nem sempre o que funciona para uma empresa, funcionará exatamente igual para a outra. 

Então, antes de mais nada, uma dica que eu dou é criar conteúdo relevante para as diversas plataformas que você tem. Vai usar o LinkedIn, então, crie estratégias de marketing de conteúdo para utilizar 100% os recursos dessa plataforma, por exemplo. Na sequência, trago alguns canais que me dão muito resultado.

Vender software no LinkedIn

Já que dei o exemplo dessa plataforma, vamos começar por ela.  Vender software no LinkedIn é uma excelente alternativa para quem entende como utilizar essa rede social. Diariamente, acompanho postagens que vejo que dão resultados por lá, mas também me deparo com alguns erros. Então, a primeira coisa que quero propor é fazer uma reflexão: faz sentido para você utilizar o LinkedIn? Você realmente está disposto a fazer conteúdos que engajam e que “toquem” nas dores e necessidades dos seus leads? Essas são perguntas indispensáveis não só para esta rede social, mas para todas as demais. 

Feito essa pequena avaliação, outra coisa importante é sempre manter o seu perfil atualizado. Também, é muito importante utilizar uma linguagem apropriada. Lembre-se de que o perfil do usuário dessa rede social é um pouco diferente das demais. Aqui, ele busca por informações pontuais e de acordo com seus interesses profissionais. 

Vender software pelo Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, em número de usuários. Portanto, eu, particularmente, acho fundamental para o seu negócio estar nessa plataforma. Ela disponibiliza muitas ferramentas que vão além do curtir e compartilhar. Por lá, você pode postar enquetes, interagir com o seu público, compartilhar vídeos e muito mais! Mas, claro, tudo dentro da sua estratégia de marketing digital. 

  • Há um tempo, eu já compartilhei aqui no meu blog, 7 dicas para vender software pelo Facebook. Aproveite e leia esse conteúdo e adote os conselhos sobre o uso dessa rede social. Tenho certeza que você terá bons resultados. 

Vender software por e-mail

Embora muita gente acredite que não, o e-mail é uma excelente ferramenta para bombar as suas vendas. Bom, você deve receber muitos e-mails diariamente e, provavelmente, não lê todos eles. Com certeza, aqueles que chamam a sua atenção, você dedica um tempo para abrir e ver o conteúdo. O mesmo acontece com o seu prospect

Por isso, uma coisa muito importante é sair daquele padrão de e-mail de apresentação. Levando em conta a sua estratégia de marketing digital, uma dica que lhe dou é a seguinte: Na hora de escrever o seu e-mail, fale diretamente com a pessoa que você está prospectando, ou seja, mencione o nome dela. Também, fale sobre o cargo que ela ocupa dentro da empresa e o seu problema. Por exemplo:

“Olá, José.

Você que é gerente de TI na empresa Xis, deve ter muitos desafios no seu dia a dia, como garantir a segurança dos servidores, não é mesmo?”

Você pode complementar a mensagem dizendo que atua em uma empresa que oferece soluções para os problemas que ele possui e que já atendeu muitas outras do mesmo setor de atuação. No fim, você pode mandar uma mensagem pré-agendando um contato futuro, como: “que tal marcarmos uma ligação para quinta-feira, às 14h?”

Conclusão

Como mencionei, o melhor canal para divulgar e vender software, depende da sua estratégia, do mercado e do perfil de público-alvo da sua empresa. Existem muitas outras redes sociais que dão bastante resultado nas suas negociações.

Por isso, te convido para fazer o meu curso Social VSW. Nele, você aprenderá a prospectar usando o poder das Redes Sociais sem gastar nada com isso.

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