Vender software usando vídeos como parte da sua estratégia comercial pode fazer você se destacar.
Usar vídeos pode acelerar o seu ciclo de vendas por atrair pessoas que se identificam com o que estão vendo e ouvindo. Estou certo que assim como você, seus prospects recebem muitos e-mails e ligações todos os dias. Fica difícil se destacar em meio a este bombardeio de ofertas e obter uma resposta. É mais complexo do que se imagina, mas 3 cuidados você precisa ter.
O que pode ser um bom conteúdo?
Quando gravamos um vídeo de conteúdo voltado para a venda da sua solução, ele deve ser a resposta para algum problema do prospect. Isso quer dizer que não adianta só fazer uma propaganda da sua solução.
A maioria dos seus vídeos precisam engajar as pessoas com alguma história que você está contando no vídeo. São questões do dia-a-dia dele. E com uma sugestão que dei, você pode descobrir como criar conteúdo em vídeo no seu canal (link para o Youtube).
Fazer um script para simplificar a resposta a dúvida ou sugestão de solução parcial de problema é a melhor forma de definir o objetivo do seu vídeo.
Importante lembrar que a mensagem deve ser curta. O tempo médio dos meus vídeos é de 5 minutos, mas o tempo médio de vídeos assistidos no canal é de 3,5 min.
Onde se inspirar?
A maior fonte do seu conteúdo já está dentro de casa. Poucos já pensaram nisso, mas o próprio suporte ao cliente é essa fonte gigantesca e interminável.
Estou certo de que você tem vários de usuários tirando dúvidas sobre o software. E estou quase certo de que muitas destas dúvidas são problemas de processo ou a própria pessoa não tem conhecimento sobre o que está fazendo.
Minha sugestão é que seja feita um filtro por tipo de problema e origem do chamado. Por exemplo: Quais são as dúvidas (tipo) são mais comuns? Destas dúvidas, quais os processo (origem) os usuários mais possuem dificuldade?
Assim, fica mais fácil separá-las e consequentemente, trabalhá-las em prospects.
Este é um exemplo de vídeo feito pela Aline Casagrande, vendedora da Gama Tecnologia que desenvolve softwares customizados e aplicativos.
Perceba que o foco não é sobre vender o software, mas sim, de contar uma história. Falar dos bastidores da empresa e o que outros empresários estão fazendo para ter sucesso.
É informação que estão buscando quando algum gestor para para assistir um vídeo. É a falta dela que faz com que o seu prospect tome uma ação de curtir, comentar ou até, entrar em contato com você. Seja porque não tem processo ou porque não consegue entender os problemas do mercado. Por isso é tão importante contar histórias.
Como medir o sucesso do seu vídeo?
Muito mais do que curtida e comentários. Isso eu chamo de indicadores de vaidade. Curtidas podem ser usadas como um direcinador para medir o tipo de conteúdo, horário de postagem e formato, mas não é esse volume que faz vendas.
Seu conteúdo precisa vender…
Para isso, muito trabalho precisa ser feito antes do vídeo. Desde interação com postagens de prospects, mensagens no privado e até mesmo, e-mails que apontam para o seu conteúdo.
Os vídeos vão ajudar você a inserir seu conteúdo na etapa de prospecção. Nos followups, por exemplo.
João, fiz um vídeo falando do que fizemos em um cliente e lembrei de vocês. Veja neste link <link do seu vídeo>.
Uma ótima maneira de se envolver com clientes em potencial. Tem muita coisa que dá para fazer. Confira o Post em que ensino como ter resultados com venda de software usando as redes sociais.
Todo bom vendedor de software sabe que a regra de ouro é construir e cultivar relacionamentos. Dessa forma, gravar vídeos personalizados para nutrir e manter pontos de contato com seus clientes é uma ótima estratégia para mantê-lo engajado com a sua empresa.
Pessoal, acabei de visitar duas empresas do setor de laticínios e percebi que nenhuma delas tem o controle integrado de pragas. A falta desse controle é…
Ainda que de forma isolada, o uso dos vídeos para vender seu software já é capaz de gerar novos leads.
O marketing de conteúdo da solução que você vende deve ser complementado com outros vídeos e formatos.
Pega muito bem os depoimentos de clientes, demonstrações de novidades no sistema (faça ao vivo), apresentação de e-books, feiras que você ou seu time vai participar, etc. Vale a criatividade e testes constantes para melhorar.
Assim, você terá seus vídeos como um diferencial nas prospecções.
No meu treinamento Essencial Venda de Software eu ensino como usar as redes sociais para prospectar com mais eficiência.
Agora é com você…
Use os comentários para tirar dúvidas e dizer como você está usando vídeos em suas prospecções. Vou gostar muito de conhecer outras histórias como da Aline.