O que esperar do mercado de software em 2022?

O mercado de software promete ser destaque em 2022. No decorrer deste artigo, mostrarei um pouco sobre as expectativas do setor neste ano que já iniciou com tudo.


Continue a leitura e saiba mais. Mas, primeiramente, é preciso pontuarmos sobre algo que estamos passando e que é fundamental para o crescimento dos nossos negócios. Acompanhe neste primeiro tópico.

Mercado de software: como a transformação digital impacta o setor.

A transformação digital é um processo que estamos vivendo e que vem impactando bastante nossa vida em sociedade. Isso porque ela vinha caminhando a passos nem tão rápidos. Porém, com a pandemia de Covid-19, decretada em maio de 2020, esse processo sofreu uma aceleração. Ela é um acontecimento que engloba o uso de tecnologias digitais às soluções de problemas tradicionais.


Assim, causando uma mudança estrutural nas empresas. Dessa maneira, a transformação digital impacta os processos, a geração de valores, o relacionamento com o público, tanto interno quanto externo, as estratégias de marketing e de venda.

Isso atinge também, é claro, o nosso mercado de software. Para você ter uma ideia, durante o Gartner IT Symposium/Xpo 2021 Americas, de 18 a 21 de outubro de 2021, analistas previram que os gastos mundiais com TI ultrapassariam os US$ 4 trilhões em 2022. Já em uma pesquisa divulgada em janeiro de 2022, o Gartner diz que os investimentos globais crescerão 5,1% se comparado a 2021, ultrapassando o valor pré-estipulado.

Isso é resultado do efeito que a aceleração da transformação digital traz para o mercado de software. Ela influencia diretamente, também, nas vendas. No artigo: Como vender softwares e serviços de programação em 2022? você pode conferir mais detalhes de como isso acontece. Inclusive, poderá ver três dicas sobre processo comercial.

O que esperar do mercado de software em 2022?

Os especialistas estão com algumas expectativas para o mercado de software em 2022. Na sequência, listei as que mais me chamaram a atenção:

Inteligência Artificial

Você deve se lembrar de quando a Inteligência Artificial (IA) ficava apenas nos filmes de ficção científica, não é mesmo? Bom, hoje ela tornou-se parte do nosso cotidiano em distintas áreas. Na produção industrial, já há a adoção dela na operação de linhas de máquinas e automação de processos produtivos. No quesito financeiro, encontramos diversas aplicações também para a automatização e execução de operações de TI.


No campo da saúde, a área médica já tem soluções que analisam dados complexos, além de diagnósticos e tratamento de doenças. E, no campo educacional, já há aplicativos que utilizam a IA para ensinar, por exemplo, novos idiomas, assim como existem apps voltados para o desenvolvimento de planos educacionais únicos para cada aluno. Tanto será usada a IA que, de acordo com o portal Noomis da Fenabran, o mercado de software em Inteligência Artificial poderá faturar US$ 62 bi em 2022, apresentando um crescimento de 21,3% em relação a 2021.

Virtualização do trabalho

Outra implementação que será bastante comum em 2022 é a virtualização e digitalização de escritórios e espaços de trabalho. Bom, além da aceleração da transformação digital, a pandemia de Covid-19 fez com que um processo que já vinha ganhando força tivesse ainda mais destaque: o home office.

Com o isolamento social provocado pela crise sanitária, muitas empresas tiveram que ter suas equipes trabalhando de casa. Assim, perceberam que poderiam continuar com essa tendência, que o trabalho continua sendo realizado com eficiência e de forma íntegra. Isso porque a tecnologia permite que as tarefas sejam executadas de quaisquer lugares, desde que o profissional tenha as ferramentas ideais.

Para corroborar com isso, trago dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Conforme o estudo, 74 milhões de brasileiros estavam empregados durante o início da pandemia e, destes, 8,2 milhões atuavam em home office. Ou seja, 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exerceram suas atividades profissionais de forma remota.

Além disso, trouxe informações de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados estão satisfeitos com essa nova forma de trabalho. Além disso, 81% dos afirmou que a produtividade, trabalhando de casa, é maior ou igual à da atividade presencial. Essa mudança mostra como é necessário o comercial das empresas de software estarem atentos e traçarem novas formas de atingir seus prospects.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada foi bastante dissipada por meio de jogos e das redes sociais, como nalguns filtros do Instagram. Mas, em 2022, a tendência é que o uso dessa aplicação seja feito também para o mercado de softwares, com plataformas comerciais. Inclusive, já há e-commerces que utilizam esse recurso, em provadores virtuais.

Tanto que a Deloitte Digital e a Snap realizam o estudo Consumer Augmented Reality, que visou a investigar o potencial da tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Ele descobriu que as empresas com experiência de RA de marca têm 41% mais chances de serem consideradas pelos consumidores. Além disso, 3 em cada 4 pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto que tem a transparência que a RA oferece. Ainda, a pesquisa diz que 56% concordam que essa tecnologia lhe dá mais confiança sobre a qualidade de um produto. Tanto que 41% dos entrevistados dizem que usam a RA para realizar compras. Novas formas de prospecção?

Soluções técnicas e de softwares

Haverá um aumento de demanda do uso de soluções técnicas e de softwares em 2022. Isso é consequência do que venho apresentando até o momento, como o formato de trabalho remoto.


Assim, se antes um empregador cedia o seu próprio espaço com tudo o que o trabalhador precisava, agora, é necessário equipar locais independentes. Dessa forma, a procura por computadores, laptops, equipamentos de rede, além de ― é claro ― softwares profissionais para a realização dos trabalhos em casa. Por isso, o mercado de software terá uma grande evolução em 2022.


Para você ter uma ideia, de acordo com o Mercado Brasileiro de Software ― Panorama e Tendências 2021, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% no último ano. Além disso, teve um investimento de cerca de US$ 49,5 bilhões no mercado interno e, destes, US$ 13 bilhões foram em softwares, alcançando a porcentagem de 26,3% do montante.

Essas são algumas expectativas para o mercado de software em 2022. Se você quiser ter mais informações e conteúdos sobre esse setor, continue acompanhando meu site. E para levar sua empresa para outro nível, inscreva-se na minha mentoria de venda de softwares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.