O ano chegou ao fim. E com isso, as estratégias, organizações e planejamentos para as vendas em 2023 começam a ser traçadas. Mas o que esperar do mercado no ano que começará em breve? Quais as expectativas e tendências para este período que se aproxima? Bom, é sobre isso que eu vou falar neste conteúdo.
E se tem uma estratégia que está sempre em alta, não importa o ano, é apostar em treinamentos e conhecimento. Por isso, garanta ainda este ano a sua vaga no +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. Nele, você se tornará um especialista em vendas em 2023.
Agora, confira um pouco das tendências, estratégias e expectativas para as vendas em 2023. Vamos lá?!
Vendas em 2023: confira algumas expectativas para o mercado de software no próximo ano
As vendas em 2023, para o setor de software, têm tudo para ser um sucesso. Isso porque o mercado está crescendo cada vez mais. Tanto que, conforme o relatório Worldwide Semiannual Services Tracker, da IDC, a receita mundial de serviços de TI e negócios deve crescer 5,2% em 2023.
Já de acordo com o Gartner, em 2023, há uma projeção de gastos mundiais com TI de US$ 4,6 trilhões, demonstrando um aumento de 5,1% em relação a 2022. Isso se dá porque a demanda por TI será cada vez maior, pois, em meio à turbulência econômica, as empresas vêm procurando iniciativas e soluções digitais.
Trazendo os números para o Brasil, de acordo com o iMonitor IT de novembro de 2022, teremos um crescimento no mercado de TI equivalente a, mais ou menos, 23% em comparação ao ano que está acabando. Além disso, o relatório prevê que as empresas deste setor terão uma maior taxa de crescimento.
Eu quis trazer esses números sobre as especulações para o setor de TI no próximo ano, para te mostrar como teremos muitas oportunidades pela frente. As vendas em 2023 estarão com tudo, porém, é preciso também manter-se atento às tendências e expectativas, assim como as estratégias para alavancar o setor comercial da sua empresa, como você vê na sequência.
Tendências para o próximo ano: no que ficar de olho para ter sucesso nas vendas em 2023
Manter-se atualizado é um diferencial muito importante para aquele profissional que quer se destacar no setor comercial de qualquer empresa. Especialmente, nas vendas de software, um departamento que envolve tecnologia e inovação, coisas que estão em constantes mudanças. É por isso, também, que indico o +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. Nele, além de se tornar um especialista, você adquire muitas atualizações sobre os processos de vendas, do mercado e muito mais.
Agora, quero compartilhar com você as tendências para o próximo ano que me chamaram atenção e que você precisa se atentar, também. Com certeza, elas impactarão nas suas vendas em 2023. Veja!
1. Comportamento do consumidor
Algo que eu sempre compartilho com quem me acompanha e com os meus clientes é que devemos entender e conhecer o nosso cliente. Por isso, essa tendência me chamou a atenção. Estamos saindo de um período pandêmico, que modificou muitos hábitos dos consumidores. Tanto que, cada vez mais, ele está preocupado com questões sociais, ambientais e tecnológicas.
Como durante o período de pandemia, muitas compras foram realizadas apenas pelo meio digital, é importante que, mesmo por meio de plataformas, você ofereça um atendimento pessoal, personalizado, que proporcione uma excelente experiência para o seu prospect e seu cliente. Além disso, é indispensável gerar confiança, por isso, oferecer segurança é uma excelente estratégia.
2. Tecnologia e ambiente digital
É inegável que estamos passando por uma Transformação Digital ― esta que sofreu um aceleramento durante a pandemia. Por isso, cada vez mais a tecnologia será uma tendência para o mercado, o que significa que há ainda mais oportunidades para as vendas de software.
É importante destacar que algumas tecnologias estão crescendo cada vez mais, como é o uso do armazenamento em nuvem e as NFTs (tecnologia que funciona como um certificado digital e que pode garantir que um bem digital seja exclusivo e original). Tanto que já existem obras de artes vendidas no mundo digital em forma de NFT.
Outro ponto ligado ao digital que você deve prestar atenção é ao serviço de delivery que está crescendo ainda mais e se expandindo para outros setores. Hoje, nos aplicativos de entrega, você não encontra apenas restaurantes: há até lojas oferecendo esse serviço. Então, se a sua empresa oferece alguma solução que otimize ou gerencie esses sistemas, está aí uma ótima oportunidade.
3. Marketing digital
Há algum tempo, já venho compartilhando algumas dicas de Marketing Digital. E essa será outra tendência, especialmente para as vendas em 2023. São diversas estratégias que estarão em evidência e você pode utilizá-las a seu favor.
Uma delas é o marketing baseado em dados ou data marketing. Como o nome sugere, utiliza as informações para guiar as campanhas de marketing e tornar a comunicação mais assertiva. Prova do sucesso dessa estratégia é que, segundo a Salesforce, 78% dos profissionais de marketing já utilizam isso para orientar o engajamento com o cliente.
Outra estratégia que estará em evidência é o marketing de influência. Se você é mais velho, deve lembrar do garoto propaganda da BomBril, certo?! Então, esse tipo de marketing é uma “atualização” da propaganda antiga. Hoje, os influenciadores digitais são excelentes aliados para fortalecer marcas, valores e a imagem dela.
Ainda, você pode utilizar os vídeos em suas vendas. Mas é preciso se atentar ao formato. Estão em alta vídeos mais curtos nas redes sociais como o Instagram. Já no YouTube, conteúdos mais longos, explicativos e técnicos são excelentes para engajar com o seu prospect.
Mas atenção! Antes de escolher qualquer uma dessas estratégias e tendências para suas vendas em 2023, é preciso analisar o que tem a ver com o seu negócio. É claro que é sempre bom manter os olhos abertos para as novidades, mas estude, primeiramente, o seu negócio e, então, escolha o que faz sentido para o crescimento dele.