O fim do ano já chegou! Pelo menos, para quem trabalha com vendas, pois todas as estratégias estão voltadas para esse momento importante para o comercial das empresas. Para se ter uma noção, de acordo com a Pesquisa Natal 2022 – contratação de temporários e vendas, feita pela CNC, a expectativa é que as vendas cresçam 2,1% em relação ao ano passado. Mas alguns setores, a estimativa é maior, como é o caso das vendas em supermercados, que devem aumentar 4,8%. Eu quis trazer esses números para mostrar que, de modo geral, a tendência é ter sucesso nos negócios agora, nesta época do ano. E isso reflete, também, na venda de software.
Neste ano, tivemos alguns eventos que acabaram movimentando as atividades econômicas do Brasil e do mundo. Além da retomada da pandemia, por aqui tivemos eleições, por exemplo. Além de acontecimentos externos, como o conflito entre Rússia e Ucrânia. Agora, voltando os olhares para o fim do ano, o Natal será atípico, pois junto às vendas comuns desse período, a economia está sendo impactada ― positivamente ― pela Copa do Mundo do Catar. E, claro, tivemos a Black Friday.
Para entender melhor sobre esses acontecimentos, leia: Fechamento das vendas: como fatores externos mundiais podem afetá-las?
Onde quero chegar com todas essas informações? Simples! Quero mostrar que o final do ano pode proporcionar bons fechamentos de contratos e vendas de software para o seu negócio. Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas. A primeira, é se tornar um especialista em vendas, fazendo o +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. A segunda, é continuar a acompanhar este texto.
Venda de software: como aproveitar o fim de ano para fazer fechamento de contratos
Fim de ano chegando e, para muitos, isso se resume ao tempo de festas em família, descanso, lazer e aproveitar o verão. Mas nem todos têm esse pensamento. Alguns donos de muitos negócios, essa é a época ideal para atrair novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar as vendas, fazer o balanço das suas empresas e muito mais!
Por isso, essa é uma excelente oportunidade para você bolar estratégias novas ou aprimorar as atuais, colocar o time comercial em campo e sair por aí fazendo as suas vendas de software. E, para te ajudar a fazer isso, separei aqui algumas dicas para compartilhar com você. Confira!
1. Atenção aos horários
Fim de ano, normalmente, muitas empresas mudam seus horários de atendimento. Isso acontece para que os negócios consigam atender o maior número de consumidores que não conseguem comprar em horário comercial. Por isso, é muito interessante que você, pelo menos no mês de dezembro, crie um horário de atendimento diferenciado.
Aqui, não quero dizer para você seguir o comércio da sua cidade, não. Mas, quem sabe, criar um rodízio de colaboradores para que, a cada dia, um fique em plantão, para dar suporte aos clientes que necessitam, ou até mesmo para marcar reuniões e apresentação de propostas nos horários melhores para seus prospects.
2. Crie metas para sua equipe
Essa dica, inclusive, ajuda para que a primeira seja um sucesso, pois, tendo uma meta a ser atingida, seus colaboradores se sentirão mais motivados a fazer um horário diferenciado.
Mas, antes de sair por aí criando metas “impossíveis”, é preciso analisar o seu negócio. Primeiro, que você precisa acreditar nelas e fazer o seu time acreditar também e, para isso, é preciso saber calculá-la, levando em conta proporções do mercado, comissão, manutenção e outros fatores da sua empresa.
Para saber mais sobre esse assunto, leia também: Meta de vendas: como alcançar?
3. Invista em divulgação
É muito importante você divulgar seus serviços e, inclusive, as estratégias que você for utilizar agora no fim do ano. Por exemplo, se você apostar no horário diferenciado, informe isso ao mercado.
Dependendo das características da sua região, investir em mídia off-line, como panfletos, outdoors, pode ser uma boa opção. Porém, a minha maior indicação é apostar no potencial da internet. Use o marketing digital a seu favor, criando conteúdos interessantes, chamativos e que tenham a ver com o seu negócio. E, o mais importante, que falem a linguagem do seu cliente.
Você pode apostar em ações em redes sociais, e-mail, Google Ads e, até mesmo, WhatsApp. Tudo depende de onde o seu público está inserido.
Aproveite e leia: Qual o melhor canal para divulgar e vender software?
4. Ofereça promoções e recompensas aos seus clientes
Atenção! Quando falo promoção, não necessariamente, quero dizer descontos. Quem me acompanha, sabe que eu sou contra dar desconto. Portanto, a minha dica é fazer promoções que contem com estratégias diferentes das que você utiliza no dia a dia. Por exemplo, você pode oferecer uma condição especial para quem fizer o fechamento de contrato no mês de dezembro.
Além disso, pode oferecer recompensas, como: clientes que comprarem neste mês, ganham uma manutenção gratuita. São muitos os benefícios ou recompensas que você pode dar para promover as suas vendas.
5. Atendimento diferenciado sempre para venda de software
Um bom atendimento é um fator indispensável em qualquer época. Porém, como no fim de ano as pessoas podem estar mais atarefadas, cheias de coisas para resolverem em pouco tempo, há uma possibilidade de precisarem de um pouco mais de atenção e empatia.
Por isso, converse com sua equipe, treine-a para deixá-la preparada para oferecer um atendimento diferenciado, com base nos valores da sua empresa, mas tentando sempre entender as dores do seu cliente. Faça-os entender que é preciso conhecer o cliente e se colocar no lugar dele, assim, será possível ofertar um atendimento de qualidade e focado em cada prospect.
Inclusive, já que falei em treinamento, você pode dar um presentão de natal para sua equipe e, assim, para sua empresa também. Ofereça o +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software para seu time. Assim, você terá em sua empresa profissionais especialistas em vendas, que vão bater as metas todos os meses. E o melhor! Se você começar agora, dá tempo de aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas estratégias de venda de software neste fim de ano! Aproveite.