Planejamento para uma empresa de software

Toda empresa que deseja crescer, obter bons resultados e sucesso, precisa contar com um planejamento estratégico de vendas para guiar suas ações. E uma empresa de software não foge à “regra”. É indispensável, antes de qualquer coisa, planejar. 

Ele permite, entre outras coisas, desenvolver uma visão de negócio, de médio e longo prazo, facilitando a conquista dos objetivos. Também ajuda na organização e a tornar os processos mais eficazes. 

Aproveitando que estamos iniciando um ano novo, que tal começá-lo criando ou otimizando o planejamento da sua empresa de software? Para isso, tenho duas dicas para você: 1. Torne-se um especialista de vendas, fazendo o +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software; 2. Continue a ler este artigo. Nele, trarei alguns insights e sacadas que te ajudarão a fazer o melhor planejamento para as vendas de software do seu negócio. Vamos lá?!

Entenda o que é e a importância do planejamento para empresa de software

Primeiramente, um planejamento é o que permite identificar qual a direção uma empresa de software precisa seguir, indo desde o estabelecimento das metas até as tomadas de decisões. Quando falamos em planejamento estratégico de vendas, estamos nos referindo ao plano onde são desenvolvidas as ações estratégicas e operacionais necessárias para as vendas de software.

Esse documento servirá para preparar sua equipe de vendas, pois conterá informações sobre quais caminhos devem seguir: metas a serem alcançadas, foco das abordagens, ações e estratégias de cada etapa do processo etc. Assim, também a equipe trabalhará alinhada. 

É muito importante que seja feito o planejamento de vendas de software, pois com ele será possível ter uma visão estratégica apurada sobre seus clientes e sobre o trabalho de toda a equipe. Também permite a identificação de pontos que impossibilitam o seu crescimento e precisam ser melhorados. Ainda, garante mais engajamento e produtividade do seu time, fazendo com que todos alcancem resultados com mais facilidade. 

Insights para criar o planejamento estratégico de vendas da sua empresa de software

Bom, uma coisa que eu sempre digo é que não adianta complicar os processos. Eu mesmo já passei muito tempo estudando, lendo, criando planilhas para fazer um planejamento de venda de software, porém, com tudo isso aprendi que essa ação pode ser feita de uma forma mais simples. 

Por isso, resolvi compartilhar algumas ações para você criar o seu planejamento. Mas antes, sugiro que você assista ao vídeo: Planejamento de vendas ― primeiros passos.

1. Entenda os seus clientes

Esse item nem deveria entrar aqui, não é mesmo?! Afinal, se não conhecemos o nosso cliente, como poderemos vender para ele? Por isso, essa ação é uma das mais importantes em qualquer planejamento. É preciso fazer uma análise profunda do público-alvo. Então, colete e analise a maior quantidade de detalhes sobre ele, seu comportamento, seus gostos, suas preferências. 

Dessa maneira, será mais fácil e certeiro elaborar estratégias para atrair e converter suas prospecções em vendas. 

2. Delimite as suas metas

As metas são muito importantes e devem constar no seu planejamento. E elas devem ser umas das primeiras coisas que você deve estipular. Por meio delas, os profissionais poderão saber quais resultados devem atingir ― e ultrapassar. 

Mas é muito importante criar metas estejam de acordo com o seu negócio e que façam sentido para seus profissionais. Só assim eles vão acreditar nelas. Para entender mais sobre o assunto, leia também: Meta de vendas: como alcançar?

3. Trabalhe com prazos

Assim como em outras ações, como as campanhas de vendas, é preciso deixar os prazos determinados. Até quando as metas devem ser alcançadas? Até quando as ligações de prospecção devem ser realizadas? Todas as etapas do seu planejamento de vendas de software devem ter um prazo. 

4. Deixe as atividades bem detalhadas

É de grande importância que todas as atividades do seu planejamento estejam bem detalhadas, pois, assim, os profissionais saberão o que elas têm como objetivo. Além disso, poderão identificar qual a forma de trabalhar em alinhamento com toda a equipe. 

Ainda, dessa maneira, será possível que todo o time comercial identifique os responsáveis por cada ação, o que permite um tempo de resposta menor para o cliente, caso ele precise, por exemplo. O detalhamento também serve para que não haja retrabalho na sua equipe, aumente a produtividade e foco de todos. 

5. Não elabore o planejamento sozinho

O planejamento de vendas de software é um documento que além de ser feito para os colaboradores, também serve para engajá-los. Por isso, nada mais justo do que envolvê-los na hora de elaborar esse guia. 

Portanto, converse com seu time, veja quais são suas expectativas, quais ideias eles têm de melhoria. Peça feedbacks. Ouça seu time! Com certeza, ele tem muito a contribuir com a sua empresa. 

Entenda o que não pode faltar no seu planejamento de vendas de software

Um bom planejamento necessita levar em conta diversos fatores, pois, sem eles, é impossível ter resultados de qualidade. Durante o processo, o gestor deve ficar sempre de olho neles, para verificar o que vem dando certo e o que precisa de melhorias:

Informações sobre vendas: todos os dados devem ser coletados e inseridos no seu planejamento. 

Orçamento: para que o planejamento seja aprovado, é preciso ter um levantamento de custos, portanto não se esqueça de inseri-los aqui.

Profissionais: lembre-se de informar quais profissionais estarão responsáveis por determinadas funções.

Metas: como dito acima, elas são indispensáveis para guiar e motivar sua equipe. Não se esqueça delas.

Estratégias: elabore e escolha estratégias que tenham a ver com o seu negócio e que façam sentido para ele e, também, para o seu público. 

Ações: especifique, também, quais ações devem ser realizadas para que todo o seu planejamento seja feito corretamente. 

Dados do mercado: é fundamental inserir informações sobre o cenário de vendas, sobre o mercado, sobre a economia etc.

Treinamento de equipe: esse ponto é indispensável em todas as ações de uma empresa. Eles são responsáveis por preparar os profissionais e alinhar as estratégias de todos dentro do seu planejamento. 

E por falar em treinamento, que tal se destacar no mercado de software e se tornar um especialista em venda de software? No +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software, você aprende a bater todas as suas metas, em todos os meses, se torna um perito em vendas, podendo, até mesmo criar um planejamento de venda de software super assertivo. Não perca essa chance! Estou esperando por você!

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