Tendências mercado de software: como impulsionar vendas

Para os próximos anos, há muitas tendências do mercado de software em todo o mundo. Isso se dá, também, pelo avanço da Transformação Digital, um processo que estamos vivendo e que engloba a tecnologia às soluções de problemas tradicionais, modificando o uso da inovação em diversas áreas. Com a pandemia de Covid-19, esse procedimento sofreu uma aceleração. 

Isso, é claro, influenciou o mercado de software, fazendo com que ele evolua cada vez mais. Assim, neste artigo, irei compartilhar com vocês as principais tendências desse setor que cresce mais a cada dia. Além disso, trarei importantes dicas de como aproveitá-las para impulsionar suas vendas. Continue a leitura e saiba mais!

Como aumentar suas vendas de software?

Tendências do mercado de software: conheça as principais

Existem muitas tendências do mercado de software já para 2022. Tanto que conforme uma pesquisa divulgada pelo Gartner em janeiro deste ano, os investimentos globais crescerão 5,1% em comparação a 2021. O número pode parecer pequeno, mas ultrapassa todas as expectativas pré-estipuladas em cima do mercado. 

Para continuar nesse mercado competitivo e se destacar cada vez mais, é imprescindível que as empresas de tecnologia adotem soluções inovadoras.

Algumas, você vê na sequência:

  • Inteligência artificial: essa tendência vai conquistar ainda mais espaço no mercado de software. Conforme o portal Noomis da Fenabran, o setor de Inteligência Artificial poderá faturar US$ 62 bi somente em 2022, o que representa um crescimento de 21,3% em relação ao ano passado. 
  • Internet das Coisas (IoT): segundo a Statista Research Department, há uma projeção de que a base total instalada de dispositivos conectados à Internet das Coisas deverá atingir, até 2025, US$75,44 bilhões em todo o mundo. 
  • Tecnologia em nuvem: essa inovação já é uma necessidade. Tanto que a Cloudwards estimou que o mercado de cloud computing deve atingir US$ 832,1 bilhões em 2025, o que representa um crescimento anual de 17,5%.
  • Progressive Web Apps ― PWAs: a Globe Newswire afirma que o mercado de PWAs deve atingir US $7.600 milhões em 2026, com um crescimento anual de 34%. 
  • Low-code: para a Globe News Release, o mercado de low-code irá ultrapassar os US $187 bilhões até 2030. Isso corresponde a uma taxa de crescimento anual de 31,1%.Aproveito para recomendar a leitura: O que esperar do mercado de software em 2022? Lá você poderá conhecer outras tendências e o que esperar para o setor que não para de crescer.

Aproveito para recomendar a leitura: O que esperar do mercado de software em 2022? Lá você poderá conhecer outras tendências e o que esperar para o setor que não para de crescer.

Como aproveitar as tendências para vender mais

Claramente, uma ação que irá impulsionar as suas vendas é oferecer soluções que estejam seguindo as tendências para os próximos anos. Isso porque aqueles softwares e opções que estiverem fora dessa realidade, se tornarão obsoletos para o mercado. 

Além disso, deixo duas dicas de como impulsionar as suas vendas nesse setor cada vez mais competitivo.

Conte histórias para seus clientes

É muito importante saber que cada software ou solução, por mais inovadora e que esteja seguindo as tendências do mercado, é detentora de um projeto único. E, muitas vezes, o cliente não entende isso! Para ele, tudo está pronto e basta instalar a plataforma na máquina dele. Mas sabemos que não é bem assim, especialmente aquelas soluções customizadas. 

Assista ao vídeo: Contar histórias ajudam a vender software e veja como isso pode fazer a diferença na hora de fechar negócio.

Então, principalmente se o seu sistema estiver seguindo as tendências do mercado para os próximos anos, é importante que você desenhe todo o processo, desde a concepção. E, para isso, é indispensável entender e conhecer o negócio de cada cliente, é necessário moldar as regras, entender quais dados serão disputados e assim por diante. Além disso, é fundamental que o seu cliente esteja ciente de cada etapa desse processo. Uma boa dica que eu dou é saber o acontece com seu consumidor e, na hora de realizar a venda de um software, compartilhar as histórias de sucesso. 

Tenha um planejamento de vendas

Outro passo essencial é um planejamento de vendas. Primeiramente, é preciso ter ciência de que você precisa definir metas. E para fazer isso você precisará colher algumas informações.

O primeiro passo para isso é definir o tamanho do seu mercado! E, sendo sincero, essa talvez seja a parte mais difícil de se fazer! É necessário separar o seu mercado por segmento, delimitar a sua região de atuação ― afinal, principalmente se você está começando agora, não adianta querer abraçar o mundo todo de uma vez. Tem que definir até onde vai a sua força de vendas. Depois disso, você define a quantidade de vendas.

Para ajudar, você pode responder às seguintes questões:

  1. Qual o tamanho do seu mercado potencial? 
  2. Quantos já são seus clientes? 
  3. Qual meu ticket médio para esse mercado? 
  4. Quanto queremos desse mercado por ano? 

Respondendo a essas perguntas, será possível definir suas metas. E outra coisa importante para essa delimitação é fazer a avaliação dos anos anteriores. Mesmo que você não tenha isso registrado, comece a implementar um modelo de negócios que seja possível esse registro. Assim, para o próximo ano você terá um histórico. 

A minha recomendação é que você utilize um planejamento de meta por gestão de resultado por regime de competência. Ou seja, na entrada do pedido, no fechamento da proposta. Isso porque, com ele, será possível identificar outra questão indispensável para as vendas: a sazonalidade. Então você poderá saber quando vende mais ou menos e definir sua meta (%) por quarter. Assim, será possível trabalhar a venda direta, definindo sua meta, seja ela por venda de solução, por desenvolvimento de software, canal direto e ainda coletar dados importantes no processo.

Conclusão

Neste artigo, quis compartilhar algumas tendências do mercado de software além de duas dicas importantes para impulsionar as suas vendas. Inclusive, aproveite e leia o meu outro artigo: Como vender softwares e serviços de programação em 2022

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