Campanhas de vendas para software

Há diversas estratégias que são indispensáveis para garantir bons resultados comerciais. É o caso das campanhas de vendas, que são fundamentais tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar os que já estão na sua carteira de clientes. Porém, assim como outras ações comerciais, é preciso parar e analisar os objetivos e métodos a serem utilizados por você. 

No +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software, você aprende a fazer essas análises e como planejar a sua campanha de vendas. Mas, enquanto você não faz a sua inscrição, leia este artigo para entender melhor a importância dessa estratégia. 

Campanhas de vendas: a importância dessa estratégia para suas vendas de software

Primeiramente, é importante conceituar o que são campanhas de vendas. Elas são ações que direcionam os canais e profissionais da empresa para trazerem mais conversões e fecharem negócio. Ou seja, têm o objetivo de aumentar as vendas, os resultados e lucros, em um determinado período. Elas devem ser feitas com estratégia e com um objetivo claro, como, em um lançamento de um produto, ou para informar uma atualização no sistema etc.

Por isso, é indispensável que todos saibam qual a finalidade dessas ações. Além disso, as campanhas de vendas costumam seguir padrões, porém, cada empresa aborda táticas diferentes, que tenham mais a ver com seus negócios. 

Só pelo conceito, já é possível entender a importância dessas ações para o seu negócio, não é mesmo?! Porém, sua relevância vai além disso. Uma boa campanha de vendas faz com que o time comercial saia da zona de conforto e inove, além de gerar aprendizados para esses profissionais. Também, pode aumentar o interesse e a percepção do valor dos seus serviços. 

Como elaborar uma campanhas de vendas 

Cada empresa de software possui suas características, valores e objetivos diferentes. Por isso, é interessante que elas busquem por ações que estejam de acordo com suas estratégias. Mas, indiferente de qual tipo de campanha de vendas você escolher, há alguns passos que são indispensáveis para criar qualquer uma delas. Na sequência, confira alguns passos indispensáveis para criar a sua.

  1. Estabeleça os seus objetivos: esse passo é indispensável para o resto da sua estratégia. É necessário definir um foco, para se saber onde chegar. 
  2. Estipule as regras: se poderá dar condições especiais para determinado negócio, se tais condições são apenas para determinado serviço e por aí vai.
  3. Defina metas: elas são fundamentais para, até mesmo, motivar a sua equipe. 
  4. Delimite um prazo: as campanhas de vendas devem ter validade para acontecer. Por exemplo, uma campanha de Natal, após a data, não faz sentido continuar oferecendo as ações dessa campanha.
  5. Prepare sua equipe: faça treinamentos, explique todos os detalhes de como a sua campanha de vendas irá funcionar, quais tipos de abordagens os profissionais devem ter, entre outros assuntos importantes.
  6. Divulgue sua campanha: contar com uma estratégia de marketing para divulgar a campanha de vendas é indispensável. 

Estratégias que dão certo nas campanhas de vendas

Existem diversas ações que dão certo em campanhas de vendas. Oferecer cupons, dar bônus, dar condições melhores de pagamentos, todas essas são excelentes benefícios a serem ofertados para seus clientes. Além disso, ainda existem ações que visam a fortalecer a sua marca ou produto no mercado, campanhas que têm o objetivo de divulgar a sua empresa, entre outras.

Agora, quero trazer alguns insights que podem ajudar a sua campanha de vendas a ser um sucesso. Confira!

Conte histórias reais para seus clientes

Indiferente de qual estratégia você utilizar para as suas campanhas de venda de software, é importante compartilhar histórias com seus prospects. Isso porque, às vezes, o seu contato não entende que cada cliente tem características diferentes, por isso, as implantações de projetos podem ser distintas. Ele acha que é só chegar e instalar o software nas máquinas, não é?!

Por isso, uma dica que eu dou é contar histórias. Fale sobre cases de outros clientes que estão se dando bem, tendo bons resultados devido o uso da solução que você vendeu. Eu tenho um vídeo onde te explico melhor sobre essa estratégia. Assista: Contar histórias ajudam a vender software

Desenhe os processos da sua campanha para ter vendas ativas

Eu sei que muitas pessoas podem ter dificuldade em desenhar o processo de campanha de vendas, mas ele é fundamental para o sucesso comercial do seu negócio. Elaborar esse processo é tirar da sua cabeça aquilo que o vendedor precisa fazer para que o seu prospect percorra toda a jornada de vendas. 

Há muitas empresas que não fazem essa ação e, por isso, as campanhas de vendas não são um sucesso. Afinal, cada profissional faz o que bem entender. Isso não quer dizer que ele não vai dar o seu melhor, mas é que sem as diretrizes corretas, ele fará todos os processos do jeito que achar melhor. 

Sobre esse assunto, também tem um vídeo lá no meu canal. Confira: Como montar uma operação de vendas ativa?

Elabore uma estratégia de marketing 

Hoje, devido ao avanço do digital, há inúmeras ofertas de serviços e produtos parecidos no mercado. E nós temos conhecimentos deles por meio, também, do marketing digital. Por isso, é fundamental que você aposte nele também para divulgar as suas campanhas de vendas. 

Para isso, mais uma vez, você deve escolher o que tem a ver com o seu negócio, com o seu público. Até porque, por exemplo, não adianta você fazer ações no LinkedIn, se o seu público está no Facebook. É preciso conhecer muito bem o seu negócio para, então, elaborar uma estratégia de marketing. 

Duas estratégias que podem funcionar bastante na venda de software são: o Smarketing, que é a união das vendas (Sale) com o marketing, onde o setor comercial e de marketing trabalham em conjunto. A outra estratégia é o Inbound Marketing, onde você oferece conteúdos ricos, como e-books, e-mails, infográficos e demais ações que ajudam o cliente a percorrer a jornada de vendas. 

Também, você pode utilizar estratégias de Marketing de Guerrilha no digital para divulgar as suas campanhas de vendas pontuais, como campanha de aniversário, de Páscoa, de dia do consumidor, entre outras.

Bônus: seja um especialista em vendas

Para ser um gestor de sucesso, montar as melhores estratégias, incluindo as campanhas de vendas, é indispensável que você seja um especialista em vendas de software. Por isso, eu te convido a participar do +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. Nele você vai aprender ferramentas, estratégias, habilidades, atitudes e terá conhecimento para obter os melhores resultados. Estou te esperando! 

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