O título desse artigo é uma dúvida frequente de muitos gestores. Inclusive, há alguns dias, recebi uma pergunta em meu instagram: Como engajar o time comercial? Lá, compartilhei um vídeo respondendo resumidamente o que deve ser feito para alcançar isso. Para mim, o vendedor tem que ser um caçador de resultados. E por meio disso, ele será um exemplo para os demais membros da equipe.
E como fazer isso? É o que eu vou abordar neste material. E o primeiro passo é você e seus vendedores participarem do meu curso: +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. Nele, todos se tornarão especialistas em vendas e, assim, conseguirão alcançar os melhores resultados individualmente e em equipe.
Agora, continue a leitura e veja melhor como engajar o seu time comercial. Veja!
A importância de engajar o time comercial
Bom, antes de mais nada, considero indispensável que você entenda a importância de ter um time comercial engajado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Right Management, colaboradores que estão engajados, são até 50% mais produtivos, se comparado àqueles que não têm perspectivas. Ou seja, a produtividade da equipe está ligada ao seu engajamento e produtividade. E isso causa um impacto importante nos resultados obtidos por seus vendedores.
Além disso, ter um time comercial engajado se torna importante porque ele traz outros benefícios para a empresa. Ele faz com que a percepção positiva sobre a empresa seja maior. Também, aumenta a probabilidade dos seus colaboradores se tornarem influenciadores da sua marca, eles se tornam promotores naturais da empresa. Sem falar que os profissionais se tornam mais comprometidos com a realização das tarefas e farão de tudo para alcançarem suas metas pessoais e em equipes.
Enfim, são muitos os benefícios que tornam o engajamento do time comercial importante para sua empresa. Na sequência, compartilho com você seis insights de como fazer isso e aumentar o resultado da sua empresa. Confira!
6 dicas de como engajar o seu time comercial
Para algumas pessoas, gerenciar uma equipe é um verdadeiro desafio. Porém, é indispensável uma boa gestão também para manter o time comercial engajado, unido e com os resultados alinhados. Agora, vou compartilhar alguns insights indispensáveis para você obter isso.
1. Seja um bom líder
Na primeira dica eu quero te mostrar o quanto o seu trabalho é indispensável para manter o engajamento do seu time comercial. O papel do líder é inspirar a equipe, gerar motivação, ser empático e muito mais. Porém, também é preciso saber cobrar resultados, questionar e entender o que pode ser melhorado. Também, é sua função criar todo o processo de vendas, as metas, criar as estratégias, entre outras funções.
Portanto, se você, gestor, também está na parte operacional da empresa, entenda que isso é um erro. É preciso saber delegar tarefas para crescer.
2. Motive a sua equipe
Há diversos estudos que comprovam que colaboradores motivados e felizes são muito mais produtivos, criativos e, olhe só, vendem mais! Por isso, é muito importante incentivar e motivar todos os seus colaboradores e você pode fazer isso investindo em boas estruturas, também pode ser estudado o uso de modelos de trabalho alternativos, como o home office e o trabalho híbrido.
Quer saber como motivar mais a sua equipe, então leia: 4 etapas para motivar e capacitar sua equipe de vendas.
3. Defina metas
As metas fazem parte do trabalho de um time comercial. Elas servem para “guiar” as ações dos vendedores, são o “seu norte”. Também, ajudam o gestor a entender o que precisa ser otimizado ou não. Porém, é preciso que você as defina de uma forma que isso motive o colaborador e não ao contrário. Para isso, é preciso que o seu vendedor entenda o motivo daquela meta e acredite nela.
Inclusive, não crie apenas metas individuais. Para manter o engajamento do time comercial, é indispensável que você elabore metas em grupo. Entenda como criar metas motivadoras e que trarão um bom entrosamento para o seu time. Assista ao vídeo: O que fazer para acreditar na meta?
4. Remunere bem cada profissional do seu time
Como mencionei, a motivação dos profissionais é muito importante para garantir o entrosamento do time comercial. Porém, para garantir também a motivação deles, é indispensável oferecer uma remuneração adequada. Hoje, existem várias maneiras de realizar o pagamento do vendedor de software e você deve definir isso com base na realidade financeira da sua empresa e com a expectativa do seu profissional.
- Quer saber como fazer isso? Então, leia: Como remunerar o vendedor de software?
5. Analise a performance do seu time comercial
Analisar o desempenho da equipe de vendas é indispensável para que você possa criar estratégias de melhorias para todo o processo de vendas. Isso é indispensável não só para o engajamento do seu time comercial, mas para todo o sucesso da sua empresa de software. Portanto, verifique constantemente os resultados, os indicadores-chave e ouça o que a sua equipe tem a dizer.
Por meio dessa análise, será possível pontuar e estabelecer as otimizações necessárias para que todos os profissionais consigam alcançar suas metas e obter os melhores resultados.
6. Invista em treinamentos
Investir em treinamentos é fundamental para o engajamento do time comercial. Isso se explica por vários pontos. Primeiro, como o mercado e o perfil de consumo vem mudando constantemente, é necessário que os profissionais estejam sempre se atualizando. Assim, poderão conhecer novas técnicas de vendas, de prospecção e muito mais.
Além disso, estimule que seus profissionais estejam sempre buscando conhecimento. Inclusive, já indiquei algumas leituras que acho fundamental para os vendedores de software. Confira a parte 1 e a parte 2 e indique na sua empresa também. Mas, afinal, como treinar um vendedor de software e garantir o entrosamento do time comercial? Existem várias técnicas, porém, eu tenho um convite para você: invista no meu treinamento +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. Nele, você e seus profissionais se tornam especialistas em vendas de qualquer tipo de software ou de serviços de TI em 15 dias. Venha aumentar as suas vendas e engajar a sua equipe.