Meta de vendas: como alcançar?

Existem algumas táticas que são fundamentais para garantir o sucesso comercial da sua empresa de software. Uma delas é ter delimitado a meta de vendas. Além de ser excelente para medir os resultados do seu negócio, ela serve até mesmo para motivar a sua equipe a conquistar, cada vez mais, clientes.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas de como fazer para alcançar essa meta de vendas. Bom, primeiramente, se você quer saber tudo sobre isso e se tornar um especialista em vendas, eu te convido a participar do +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software. Nele, você adquire conhecimentos para gerar leads todos os dias e bater todas as suas metas mensais.

Mas, antes de fazer a sua inscrição, que tal entender um pouco sobre esse assunto indispensável para seu setor comercial? Continue a leitura e saiba mais!

Meta de vendas: é preciso acreditar nela para alcançá-la

Você já deve ter vivenciado a situação de ter que compartilhar um número de uma meta para a sua equipe, sem acreditar nele, não é mesmo? Ou, talvez, você seja um vendedor que recebeu uma meta de vendas considerada surreal e ficou sem entender quais critérios utilizados para que ela fosse definida.

Sabe o que isso gera na sua equipe? Desmotivação. Afinal, como alguém vai tentar alcançar uma meta sem acreditar nela? 

Para você que é gestor, o segredo para acreditar na meta de vendas é saber calculá-la, levando em conta proporções de mercado, soluções oferecidas pela sua empresa, percentual de comissão, manutenção, entre outros fatores. 

No meu vídeo: O que fazer para acreditar na meta eu falo um pouco sobre isso e, também, te explico melhor como calcular. Assista! 

8 dicas de como alcançar a meta de vendas

Na sequência, vou compartilhar alguns insights de como você pode fazer para ter mais chances de alcançar a meta de vendas da sua empresa ― ou de você estimular seus vendedores a atingirem ela. Confira!

1. Conheça e acompanhe as suas metas

O primeiro passo para conseguir alcançar a meta de vendas é conhecer muito bem ela, entender o que ela significa. E isso engloba tanto valores, quanto quantidade de produtos, atendimento, taxa de conversão e muito mais! Sabendo disso, você poderá fazer cálculos para criar estratégias de como fazer suas vendas, por exemplo. 

2. Faça um planejamento de vendas

Se você já me acompanha, sabe que para mim o planejamento é fundamental para qualquer projeto de sucesso. E, claro, isso se aplica também às vendas. Ele visa estabelecer metas e criar estratégias, previsões e comparações do desempenho das suas soluções no mercado. Além disso, será possível estabelecer horários melhores para fazer contatos, quais meios de prospecção e muito mais!

3. Faça um gerenciamento do seu tempo 

Essa dica está bastante atrelada à anterior. Porque se você tiver um planejamento, conseguirá gerir melhor o tempo que tem disponível para efetuar todas as etapas do processo de vendas. 

Para realizar um bom gerenciamento de tempo e conseguir alcançar as metas de vendas, você precisa analisar quais as tarefas do seu dia e o tempo que gasta executando-as. Assim, você poderá identificar, por exemplo, se está tendo tempo ocioso ou não e, dessa forma, ter mais produtividade.

4. Otimize o seu atendimento

Uma dica importante que irá ajudar você a atingir as metas de venda é algo que eu considero básico: oferecer um excelente atendimento ao seu prospect. Para isso, é preciso ter foco na excelência do seu serviço, sabendo as dores, sonhos e necessidades do cliente, criando um relacionamento com ele, oferecendo soluções que satisfaçam suas necessidades. 

Para isso, pesquise sobre seu cliente, conheça a empresa dele, o mercado de atuação, as peculiaridades, além do que citei acima (sonhos, desejos e dores). Assim, você poderá desenvolver também um script de vendas para cada um dos seus clientes, utilizando a linguagem dele na sua abordagem. 

5. Crie metas diárias

Essa outra dica pode te ajudar ― e muito ― a bater sua meta de vendas. Muitos profissionais acabam focando apenas nas metas mensais, preocupando-se somente com o número absoluto a ser alcançado.

Porém, se você dividir a sua meta maior em metas de vendas diárias, poderá, até mesmo, melhorar o seu planejamento e gestão de tempo. 

Uma forma de você começar a estabelecer metas diárias é usando indicadores mais simples como quantidades de ligações, de e-mails, de visitas e de apresentações. Divida sua meta para que seja mais fácil realizá-la ao longo do mês. Quando estipulamos prazos mais próximos, temos uma tendência maior de conseguir cumpri-las. 

6. Utilize abordagens diferentes em momentos distintos

Não é porque você criou um planejamento e cronograma de etapas para realizar suas metas que todas as suas abordagens devem ocorrer de formas iguais, nos mesmos momentos. Por exemplo, às vezes, o horário que um cliente pode atender a sua ligação, não é o mesmo que o outro poderá. Se você não estiver disposto a fazer essa flexibilização poderá, até mesmo, ficar desmotivado para fazer as suas vendas. 

Além disso, se você utiliza a mesma abordagem a todos os clientes, logicamente, não há porque esperar resultados diferentes. Então, diversifique os canais de comunicação e preocupe-se sempre com as características e necessidades de cada cliente. 

7. Aumente seu networking

Ter uma rede de contatos é indispensável para qualquer vendedor de software. Isso porque manter uma conexão com pessoas diversas pode aumentar a chance de indicarem o seu negócio para outras pessoas, por exemplo. 

Por isso, é importante também montar uma carteira de clientes e saber gerenciá-la com eficácia. Eu te explico melhor sobre isso, no artigo: Gestão da carteira de clientes: como fazer?

8. Invista em treinamentos 

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?! Principalmente, quando eles são direcionados a coisas específicas. E, no seu caso, investir em treinamentos e qualificações na área de venda de software é contribuir para que a meta de vendas da sua empresa seja alcançada. Por isso, eu te convido a participar do +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software. Um curso que vai te tornar especialista em vendas e, claro, fazer com que você alcance as metas de vendas todos os meses. Participe!

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